sábado, março 10, 2012

5º ano F Profª Rosangela

1ª aula

Profº Rosangela   5ºano F

A sala já estava a minha espera e a primeira coisa que fiz foi apresentar-me e falar da nova estrutura do projeto desmitificando o antigo formato das aulas que eram chamadas de Informática, expliquei-lhes que nossas aulas seriam chamadas como Educação e Tecnologia e que as mesmas não envolviam apenas o uso do computador ou da internet, mas todos métodos de pesquisas e materiais possíveis, assim como um detetive, que utiliza diferentes maneiras para solucionar um mistério.
Após a apresentação do projeto, realizei a dinâmica de apresentação e a pergunta do que eles mais gostavam de fazer e as respostas foram bastante diversificadas, deu para notar que é uma sala que não se apega muito ao uso do computador e da internet e que procura outras formas para ocupar o seu dia como brincadeiras, prática de esportes, entre outros ( jogar futebol, praticar natação, karatê, vôlei, balet, cantar, ouvir música, andar de patins...).
Ao terminarmos a dinâmica nos dirigimos a sala de leitura onde assistimos os vídeos para aguçar a curiosidade e o interesse por pesquisar e o exemplo de um BLOG pronto e a apreciação do BLOG da nossa escola. Antes de sairmos da sala levantamos alguns combinados para o momento como: organizar-se em silêncio para sair da sala, não levar comida ou bebida para a sala em que estaríamos, não conversar durante a explanação da professora e durante os vídeos.


http://educatecmarialice.blogspot.com/
Ao término dos vídeos e da apresentação dos BLOGs conversamos sobre a autorização do uso da imagem, do cuidado com a senha e da responsabilidade ao postar um comentário.
O que me chamou bastante atenção nessa turma, foi a atenção que deram ao assistir um vídeo direcionado para crianças menores e entenderem a proposta das aulas.
A professora gostou muito da apresentação, mas ainda não sabe de onde partir e como fará o trabalho, mas esclareci que estarei auxiliando no trabalho.

3º ano E Profª Cristiane

1ª aula

Profª Cristiane   3º ano E

A turma já aguardava a minha presença, pois vi escrito na rotina da sala, assim que entrei os alunos já esperavam ir para o laboratório de informática, porém aproveitei o momento para me apresentar e apresentar o projeto e a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia, utilizei os exemplos lúdicos do detetive e do sid cientista para aguçar a curiosidade e a vontade de pesquisar. Também recorri aos diferentes métodos de pesquisa além do computador e da internet, instigando-os nas respostas, que logo foram elencadas como: o uso de computador, de experimentos, de lupa, de revistas, de livros, de filmes, entre outros.
Após a explanação realizei a dinâmica de apresentação, no qual surgiu como resposta as preferências do que gostam de fazer o computador, o video game, mas também outras preferências como estudar, brincar de boneca, jogar futebol ou volei, andar de bicicleta, bem diferente das salas em que entrei até agora. Percebi que esta sala não tem acesso diário ao computador e que muitos não possuem o equipamento em casa.
Em seguida nos encaminhamos a sala de leitura onde foram apresentados dois videos, um exemplo de BLOG e a apreciação do BLOG construido para a nossa escola. Também apresentei uma música: Planeta água de Guilherme Arantes, a pedido da professora, afim de dar continuidade as aulas de Ciências. O levantamento das perguntas ficou para a próxima aula, pois a professora quer fazê-lo a partir do seu planejamento e projetos.


http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/


3º ano D Profª Nilza

1ª aula

Profª Nilza     3º ano D

Ao entrar na sala já conhecia alguns alunos, pois havia dado aula para os irmãos ou amigos destes, foi o momento em que apresentei o projeto e falei da nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia. Aproveitando o tema lancei a seguinte pergunta: "O que lembra a vocês a palavra Tecnologia?"
As respostas elencadas foram as seguintes: eletrodomésticos, eletrônicos, celular, telefone, TV, computador, video game, microondas, rádio, DVD, notebook.
Após a apresentãção do projeto, realizei a dinâmica de apresentação que possibilitou não apenas a professora a conhecer as preferências dos alunos, mas aos próprios alunos se conhecerem. Dentre as perguntas colocadas na dinâmica as respostas obtidas no que eu mais gosto de fazer foram as seguintes:
  • usar o computador
  • ler
  • brincar de boneca
  • jogar futebol
  • jogar video game
Como uma forma de conhecer o acesso das crinças ao computador, perguntei quantos o tinham em casa e o utilizavam diariamente, diferentemente das outras turmas já trabalhadas, esta sala obteve um número pequeno de alunos que possuem o equipamento ou o acesso ao mesmo.
Com o término da dinâmica os convidei a irmos a sala de leitura para assistirmos um video e visitarmos um BLOG, bem como apreciar o BLOG construido para a escola.
O  filme foi o momento em que utilizei para instigá-los a ser como detetives a procura de pistas para solucionar um mistério ou como cientistas pesquisando através de diferentes métodos as respostas que quer obter e que também podemos usar diferentes materiais para pesquisa além do computador como livros, jornais, revistas, entrevistas, experimentos, entre outros.

http://educatecmarialice.blogspot.com/
Após a apresentação do BLOG retomei a autorização de utilização da imagem e do cuidado com o uso da senha.


1º ano F Profª Penha

1ª aula

Profª Penha  1º ano F

A professora mostrou-se bastante resistente quanto ao projeto, apesar de respeitar a minha presença, disse estar mais preocupada com a alfabetização dos alunos do que com a construção de um BLOG, porém não me proibiu de continuar minha aula.
Dei prosseguimento a aula com a minha apresentação e com a apresentação da nova estrutura do projeto de Educação e Tecnologia. Agucei a curiosidade das crianças dizendo que os mesmos fariam o papel de detetives, então perguntei o que fazia um detetive, obtendo rapidamente a resposta esperada, disse também, que seriam como o Sid, futuros cientistas, o que os entusiasmou bastante, apesar da expressão da professora, me deixando desconfortável. Coletei neste momento o que os alunos conheciam sobre Tecnologia com a seguinte pergunta: " O que vocês acham que seja Tecnologia?', As respostas foram as seguintes: computador, video game, tv, celular e notebook, foi o momento oportuno para investigar quantos alunos tinham acesso fácil ao computador em casa. O número de crianças que tem acesso ao equipamento foi bastante significativo e até uma criança colocou que na casa dele cada um tem o seu próprio computador.
Depois da apresentação do projeto, fiz a dinâmica de apresentação das crianças, onde através de uma brincadeira diriam o nome, idade e o que mais gostam de fazer. As respostas da pergunta da dinâmica surpreendeu pelo número de respostas que foram quase em sua totalidade o uso do computador (60%), o video game (35%) e brincar (5%), ou seja, as crianças deste primeiro ano permanecem mais tempo na frente de um computador do que brincando com diferentes brinquedos e brincadeiras.
Ao término da dinâmica nos organizamos para ir a sala de leitura onde assistiriamos ao video e o BLOG, no entanto, retomando alguns combinados da própria sala como: organizar-se em fila para sair, não conversar no corredor para não atrapalhar as outras salas e não conversar durante o video ou durante a fala da professora.
http://educatecmarialice.blogspot.com/

Após a apresentação dos videos e do BLOG conversamos sobre a autorização da divulgação de imagem e dos diferentes materiais que poderemos utilizar para realizar as nossas pesquisas, como entrevistas, experimentos, livros, jornais, revistas, músicas, entre muitos outros.




5º ano E Profª Aline

1ª aula
Profª Aline     5º ano E
Nesta sala a aula foi muito bacana, pois apesar dos alunos estarem esperando pela aula de informática compreenderam a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia, bem como levantaram conhecimentos prévios sobre o que seria tecnologia para eles.  Os alunos elencaram diversos objetos utilizados no cotidiano como: computador, celular, tablets, tv, rádio, mp3, ipod, net e notbook. Diante destas respostas, lancei a seguinte pergunta: Em que lugares podemos pesquisar além do computador e da internet como vocês falaram?
Aproveitei o acolhimento da sala para realizar a dinâmica de apresentação e na hora de elencar o que os alunos mais gostam de fazer o que superou as opções elencadas como em todas as salas foi o contato diário com o computador e o video game, pouquissimos alunos falaram de uma outra opção como brincar, ler ou jogar futebol. Com base nas informações, investiguei quantos acessam diariamente o computador, dando a ideia de quantos alunos possuem o equipamento em casa.
Após a conversa os convidei para irmos a sala de leitura (biblioteca) onde veríamos um video para ver como nos tornariamos detetives ou pesquisadores e conheceriamos a estrutura de um BLOG e o BLOG de nossa escola, porém conversamos sobre alguns combinados para usarmos a sala naquele momento como:
  • Não levar comida ou bebida para a sala;
  • Não ter conversas paralelas durante a apresentação dos videos;
  • Respeitar a opinião dos colegas e a sua vez de falar;
  • Não falar quando a professora estiver falando;
  • Sair de maneira organizada e em silêncio.
Utilizei o desenho para aguçar a curiosidade da sala e me surpreendi, pois os alunos gostaram bastante do mesmo, mesmo sendo para idades menores.

Com a apresentação do video disse aos alunos que eles seriam como  os personagens, ou seja, futuros detetives e cientistas em busca das soluções para os mistérios e perguntas.

http://educatecmarialice.blogspot.com/

No final das apresentações conversamos sobre a responsabilidade com a senha do BLOG, com a forma de realizar postagens, sem ofender as descobertas dos colegas e a autorização de imagem, sem ela o aluno não poderá ser exposto, mesmo que queira participar. A professora  gostou bastante do projeto e elogiou a forma de apresentação.
De imediato os alunos falaram da biblioteca, dos livros, dos jornais e revistas. Usando as respostas também coloquei experimentos, passeios, videos, documentários..., além dos diferentes lugares em que podemos realizar nossas aulas, desmestificando o laboratório de informática.

2º ano E Profª Raquel

1ª aula

Profª Raquel   2º ano E

Ao entrar na sala os alunos logo perguntaram se era aula de informática e neste momento aproveitei para apresentar a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia e lançar a pergunta que desencadearia o levantamento de conhecimentos prévios. O que vocês acham que seja Tecnologia, do que se trata o assunto? Na mesma hora os alunos apresentaram suas respostas: computador, tablets, celular, net e notbook, telefone, dvd, tv, video game, lep top, relógio e ventilador.
Utilizei das respostas como disparador dos recursos que poderemos utilizar para realizar as nossas aulas e os alunos entenderam que não utilizaremos apenas o computador e o acesso a internet, mas poderemos usar variados materiais como: livros, revistas, jornais, experimentos, entrevistas, roda de conversa, entre outros.
Antes de convidá-los a assistir os videos propostos para a aula, realizei a dinâmica de apresentação, onde os alunos colocariam o nome, a idade e o que mais gostam de fazer. Para obter o registro pedi a ajuda da professora que não se mostrou muito envolvida com a aula, pois realizava relatórios sobre os alunos.
Diante das respostas finais dos alunos ficou perceptivel que o maior envolvimento dos mesmos em suas brincadeiras está relacionada com o computador e com o video game e também foi o momento de investigar quantos possuiam o acesso fácil ao recurso, o que mostrou que os alunos estão diariamente em contato com este recurso tecnológico.
Ao descer para a sala de leitura onde assistimos os videos a seguir e a apreciação de um BLOG construido por um aluno e o nosso BLOG, os alunos levantaram perguntas que serão registradas na próxima aula com a dinâmica proposta no planejamento.

http://educatecmarialice.blogspot.com/
http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/
No final da aula os alunos compreenderam que farão o papel de detetives e de pesquisadores/cientistas, para realizarem novas descobertas e novos conhecimentos.

4º ano D Profª Marianne

1ª aula

Profª Marianne  4º ano D

Ao entrar na sala, assim como nos outros 4º anos, os alunos já são meus velhos conhecidos, pois muitos tinham sido meus alunos no 3º ano e outros meus alunos durante os rodizios que fazíamos, por isso a dinâmica envolveu basicamente o que eles mais gostavam de fazer, com exceção de alguns alunos que falaram o nome, pois vieram transferidos de outras unidades escolares.
A maioria dos alunos ateve-se ao uso do computador e inclusive ao acesso as redes sociais, além do video game. Aproveitei as respostas para perguntar-lhes o que eles sabiam quando lhes perguntavam sobre o que seria Tecnologia. Como resposta vieram o computador, celular, tablets, ipod, telefone, tv, dvd, rádio, mp3, video game, net e notbook, foi a oportunnidade de verificar quantos alunos tinham acesso diário ao computador e as redes sociais e a resposta foi muito positiva, porque 95% dos alunos possuem o recurso em suas casas.
Os alunos por já me conhecerem ouviram a nova proposta das aulas de Educação e Tecnologia com bastante atenção e ficaram bastante entusiasmados, a professora porém, parecia bem perdida e não saber o que fazer.
Convidei os alunos para assistirem ao video preparado e  um exemplo de BLOG, além de apreciarem o nosso BLOG, mostrando que nestas aulas eles seriam como detetives e cientistas.
http://educatecmarialice.blogspot.com/

Após assistirmos os videos e os BLOGs aproveitei a oportunidade para falar sobre a autorização de imagem, a responsabilidade com as postagens dos comentários e o cuidado com a senha.
A aula foi muito bacana, no entanto, não realizamos o levantamento das perguntas nesta aula, pois os alunos queriam saber mais sobre o BLOG.

1º ano D Prof ª Simone

1ª aula

Profª Simone  1º ano D

Ao entrar na sala a turma já esperava pela professora de informática e quando eu disse que não iriamos ao laboratório de informática naquele momento, somente quando fosse necessário, os alunos já mostraram decepção. Aproveitei o momento e de maneira lúdica disse que as nossas aulas a partir de agora seria de uma forma diferente, pois nós é que iriamos constui-la como Pequenos Detetives (nesse momento perguntei qual era a atitude de um detetive) e como Cientistas, assim como o Sid, um desenho conhecido por muitos alunos e que passa na TV Cultura. Os alunos ao perceberem a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia ficaram entusiasmados e logo já queriam falar sobre o que pesquisar.
Aproveitando o momento perguntei aos alunos o que eles achavam que era Tecnologia e as respostas foram semelhantes as que foram apresentadas por outras turmas como:
  • celular
  • TV
  • rádio
  • netbook
  • computador
  • video game
  • carrinho de controle remoto
  • telefone
  •  DVD
  • ventilador
Utilizando as respostas dos alunos perguntei quantos possuiam computador e quantos tinham acesso as redes sociais, a resposta foi surpreendente, pois muitos alunos possuem o recurso bem como o utilizam diariamente.
Depois do levantamento dos conhecimentos prévios, realizei a dinâmica de conhecimento dos alunos, tanto para o professor quanto para os próprios alunos que tiveram a oportunidade de saber o que os amigos gostam de fazer. Feito a dinâmica convidei a turma para irmos a sala de leitura assistirmos dois videos curtos que aguçarão ainda mais a vontade dos alunos em participar das aulas e também a apreciação de um BLOG pronto e do BLOG da escola.
http://educatecmarialice.blogspot.com/
http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/
 A professora gostou da proposta, mas ainda não tem ideia de como colocá-lo em prática, mas coloquei me a disposição para ajudá-la e disse que tudo é muito novo e estamos em um processo de construção.

5º ano D Profª Eni

1ª aula

Profª Eni 5º ano D

Assim como as outras turmas a sala estava esperando a professora de informática e no primeiro momento ficaram bem decepcionados em saber que não seria esta professora, mas ficaram entusiasmados ao conhecer a nova proposta das aulas de Educação e Tecnologia.
Para iniciar a aula apresentei a nova proposta de trabalho e logo perguntei o que eles sabiam sobre tecnologia ou que lhes vinha a mente quando se fala sobre este assunto. As respostas foram exatamente uma sintese do que falou as outras turmas, ou seja, que se refere a computador, tv e eletrônicos.
Afim de conhecer melhor a sala e dos próprios alunos se conhecerem propus a dinâmica da caixa, onde os alunos deveriam colocar o nome e o que gostam de fazer e a maior resposta foi a já esperada utilizar o computador e acessar os sites sociais e a internet, além dos jogos eletrônicos.
Após a dinâmica convidei os alunos a se dirigem a sala de leitura para assistir um video que tem a pretensão de aguçar a curiosidade dos alunos, bem como um exemplo de BLOG e a apreciação do BLOG da escola.
http://educatecmarialice.blogspot.com/

 Utilizei o exemplo do BLOG para falar sobre a autorização do direito de imagem, bem como os comentários que deveriam ser feitos nos trabalhos postados (sem ofensas, sem críticas destrutivas), pois poderia por tudo a perder caso os pais visitem o BLOG, também comentei sobre o cuidado ao utilizar a senha, pois ela é a chave de acesso e por isso deve ser utilizada com responsabilidade.
Após vermos os videos alguns alunos já expuseram que pesquisas queriam fazer, porém outros nem tinham imaginado ainda o que queriam pesquisar, pois precisavam de tempo para pensar. Um aluno relatou que na próxima aula traria uma pesquisa sobre o "Açucar mascavo", fiquei bastante feliz, pois percebi que eles estavam entusiasmados e envolvidos com a proposta.
 A professora porém, estava muito apreensiva, pois não tinha ideia de como aliar pesquisa e conteúdo programático juntos e pediu ajuda, pois não sabe nem como começar e não entende nada de computador e BLOG. A tranquilizei momentaneamente, falando que iremos construir juntos e que estamos apenas no inicio de uma construção.

2º ano F Profª Renata

1ª aula

Profª Renata 2º ano F

Os alunos desta sala já me conhecem bem, pois além de usar a mesma sala no período da manhã sou amiga da professora, tendo contato diário com ela e com os colegas. No entanto, não conhecia os alunos por nomes, realizando com os mesmos a dinâmica de apresentação proposta no planejamento. A dinâmica foi muito bacana, pois todos se envolveram e .
Antes de realizar a dinâmica apresentei o projeto e sua nova estrutura, falando de maneira lúdica que eles fariam os papéis de detetives e de cientistas. Na mesma hora um aluno disse que seriam como o Scooby-Doo e outro como o Sid, confirmei tais constatações e lancei a seguinte pergunta? "O que vocês entendem por Tecnologia, ou seja, o que vocês acham que seja Tecnologia?" Os alunos deram as mais diversas respostas de acordo com a experiência de cada um, relacionadas a seguir:
  •  televisão
  • rádio
  • telefone
  • internet
  • livros
  • jornais
  • celular
  • video game
  • notebook
  • revistas
 Esta pergunta serviu para saber também se os alunos tinham contato diário com o computador e os sites sociais, o que se confirmou com a maioria da sala, mesmo os que não possuem computador em casa, utilizam de familiares, além desta informação foi possível levantar junto aos alunos outras formas de pesquisar além da internet e do computador, utilizando as próprias respostas dos alunos citados acima.
Após esta primeira parte da aula, fomos a sala de leitura para assistirmos a dois videos e apreciar um BLOG pronto e conhecer o BLOG de nossa escola citados a seguir:


http://educatecmarialice.blogspot.com/
http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/

Ao termino das apresentações foram levantadas as perguntas com os alunos e sairam curiosidades incriveis:
  1. Como os marimbondos conseguem fazer o ninho?
  2. Como os jacarés conseguem dormir?
  3. De onde vem a energia?
  4. Como o avião voa, sendo tão grande?
  5. Por que o semáforo desliga?
  6. Por que as vespas paralisam as aranhas?
  7. Por que a gente não pode ver o Papai Noel?
  8. Por que a borracha consegue apagar o lápis e não a caneta?
  9. Por  que os carrinhos de brinquedos não conseguem andar sozinhos?
  10. Por que os brinquedos eletrônicos acabam as pilhas?
  11. Por que as boncecas falam?
  12. Por que a bola de borracha pula bastante e as de couro não?
  13. Por que os dados tem aquelas bolinhas?
  14. Por que os dinossauros de brinquedo não podem andar?
  15. Por que as pipas voam?
  16. ....
A aula foi muito bacana e os alunos entenderam a proposta de trabalho, agora cabe aliar esta curiosidade ao planejamento das aulas.

4º ano F Prof ª Solange

1ª aula

Profª Solange   4º ano F

Para iniciar a aula perguntei se os alunos sabiam qual era a aula que eu estaria dando para eles e como já esperava pela resposta logo disse que não seria de informática o que deixou os alunos bastante curiosos e decepcionados, mas aproveitei para explanar a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia. Após minha fala inicial, perguntei o que vinha a mente deles quando se falava em Tecnologia, as respostas foram as mais diversas como: Se relaciona a computador, televisão, rádio, internet, video game, net e notebook, celular, tablets ..., aproveitei do momento para investigar quantos alunos possuiam computador ou similares em casa e quantos tinham acesso a redes sociais e descobri que a maioria dos alunos possuem o recurso.
Nesta sala a dinâmica de apresentação também teve que ser repensada, pois já conheço a maioria dos alunos, pois faziamos rodizio nas salas dos 3º anos em 2011, utilizei a dinâmica para conhecer o que eles mais gostavam de fazer e as respostas foram as já esperadas, ou seja, a maioria gosta de brincar no computador ou acessar a redes sociais.
A turma é muito agitada e por isso foi necessário fazer alguns combinados momentaneos antes de vermos os videos propostos para a aula como:
  • Sair de maneira organizada e em silencio para não atrapalhar a aula das outras salas;
  • Não ficar conversando durante o video e expor suas opiniões no final do mesmo;
  • Não comer, nem beber na sala em que estaremos;
  • Enquanto o professor estiver falando não conversar junto com o professor;
  • Esperar o colega falar para depois expor sua opinião;
  • Respeitar as colocações dos colegas.
Assistimos a dois videos e vimos um exemplo de BLOG e o BLOG da escola:


http://educatecmarialice.blogspot.com/

Após assistirmos os videos e vermos os BLOGs disse aos alunos que eles seriam como detetives atrás de pistas para resolver seus mistérios ou como pesquisadores que levantam vários materiais tanto de livros, jornais, revistas, quanto da internet, de experimentos, de entrevistas e de tudo o que for necessário para chegar as respostas esperadas.
No final da aula entreguei a professora pequenos papéis, onde os alunos deverão escrever suas curiosidades para que na próxima aula possamos elencá-las.



3º ano F Profª Gilmara

1ª aula
  Profª Gilmara 3º F

A aula foi bem bacana nesta sala, os alunos já imaginavam que iriam para o laboratório de informática, após relatar sobre a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia, o entusiasmo dos alunos não mudou, pelo contrário, gostaram de saber que poderão realizar pesquisa fazer parte de um BLOG. Após a apresentação do projeto, realizamos a dinâmica de apresentação que foi muito produtiva, pois além de me possibilitar conhecer os alunos, eles também puderam se conhecer melhor, ao saber os gostos dos colegas e podendo ter possiveis afinidades para compor os grupos de pesquisas.
Para ilustrar melhor o formato de nossas aulas, os alunos assistiram a dois videos e um exemplo de um BLOG, além de conhecer o nosso BLOG, citados abaixo.
http://educatecmarialice.blogspot.com/
http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/

Após vermos os videos e os BLOGs os alunos entendendo a proposta, levantaram várias perguntas como futuros pesquisadores e detetives que estão relatadas abaixo:
  1. O que veio antes das rodas?
  2. Como é feito o estojo?
  3. Quantos pedaços de fios de linha uso para fazer uma toalha?
  4. Como é feita a capa de um livro?
  5. Como foi feito o vidro?
  6. Como foi feito o computador?
  7. Quem inventou a televisão?
  8. Como foi feito o DVD?
  9. Como se faz a luz?
  10. Como Jesus criou a Terra?
  11. Como foi feito o video game?
A aula foi bastante produtiva e os alunos mostraram-se bastante animados com a estrutura do projeto, mas a professora apesar da colaboração e interesse demonstra insegurança, no entanto, a tranquilizei e disse que construiremos juntas as aulas.



Prof ª Tânia Miranda
1ª aula
Nesta sala a aula foi muito engraçada, pois o planejamento inicial teve que sofrer improvisação, isto porque já conhecia todos os alunos, a maioria tinha sido meus alunos em 2011 e os outros eu também dei aula, porque fazíamos rodizio, com exceção, de uma aluna que veio transferida de outra escola. Fiz apenas uma dinâmica sobre o "O que eu gosto de fazer".
Como já somos velhos conhecidos apresentei o projeto e a nova configuração das aulas que antes eram conhecidas como "Informática". Após a explanação, perguntei aos alunos o que vinha a mente deles quando se fala sobre Tecnologia. Os alunos elencaram diversos objetos utilizados no cotidiano como: computador, celular, tablets, tv, rádio, mp3, ipod, net e notbook. Diante destas respostas, lancei a seguinte pergunta: Em que lugares podemos pesquisar além do computador e da internet como vocês falaram?
De imediato os alunos falaram da biblioteca, dos livros, dos jornais e revistas. Usando as respostas também coloquei experimentos, passeios, videos, documentários..., além dos diferentes lugares em que podemos realizar nossas aulas, desmestificando o laboratório de informática.
Após a conversa os convidei para irmos a sala de leitura (biblioteca) onde veríamos um video para ver como nos tornariamos detetives ou pesquisadores e conheceriamos a estrutura de um BLOG e o BLOG de nossa escola.
No final da aula, deixei pequenos papéis com a professora em que os alunos colocariam suas perguntas, pois ela gostaria antes de conversar com os alunos. A professora me entregou as perguntas dos alunos e na próxima aula, já pretendo formar os grupos por semelhanças de assuntos.
A professora pediu desculpas, pois muitos alunos estão na fase de alfabetização e ainda não possuem dominio da escrita. Disse a mesma para não se preocupar, pois compreendo bem este processo e sei que este trabalho poderá contribuir para o processo de aprendizagem destas crianças.

http://educatecmarialice.blogspot.com/


1º ano E

 1ª aula
Profª  Silmara    1º ano E

A professora já havia conversado com a sala quando entrei, no entanto, ela não tinha claro de como seria o projeto e nem tinha ideia de onde partir.
Os alunos já esperava que os levasse para o laboratório de informática, porém foi uma forma de entrar com a apresentação do projeto e dizer que eles seriam como detetives e cientistas. As crianças disseram que seriam como o personagem Scooby –Doo e  como o Sid, então aproveitei a conversa para fazer perguntas sobre como estes personagens conseguiam resolver suas dúvidas e seus mistérios. As crianças disseram que através de pistas, entrevistas, leituras e pesquisas na escola, caso do Sid.
Depois da conversa inicial perguntei a eles “O que vocês acham que seja tecnologia?”, todos participaram com as seguintes respostas: computador, rádio, DVD, fios elétricos, celular, telefone, lep top, notebook, vídeo game, entre outros. A partir das respostas relatei que poderíamos utilizar vários destes recursos em nossas aulas como a tv, o DVD, o computador, o data show, o rádio, a lousa digital, a máquina fotográfica, a filmadora, entre outros quando necessários e, além destes os incitei a responder que outras formas de materiais podemos utilizar para realizar as nossas descobertas além do recurso de mídia. Os alunos levantaram as seguintes respostas: indo a Biblioteca, lendo livros, comprando revistas e jornais, utilizei das respostas para colocar brincadeiras, experimentos, músicas, teatros, dramatizações e todos aqueles que puderem contribuir para que consigamos aprender.
Após esta extensa conversa realizei a dinâmica de apresentação onde as crianças teriam que falar o nome e o que mais gostam de fazer, as respostas foram diversas, mas o que mais me chamou a atenção é que a maioria diz gostar de mexer no computador, foi também o momento de verificar quem possuía computadores, net ou notbook em casa. Ficou perceptível que a maioria das crianças possuem o recurso em casa e que muitos participam de Orkut, Facebook ou outro site de relacionamentos, além do uso exclusivo para jogar.
Com o término das apresentações nos dirigimos a sala de leitura para assistir a um vídeo  para aguçar ainda mais a curiosidade e o espirito de investigação e pesquisa. Os vídeos assistidos foram os da Quica: De onde vem? e o Sid o cientista, além de apresentar oBLOG da escola e um modelo de BLOG.