5º E


1ª aula
Profª Aline     5º ano E
Nesta sala a aula foi muito bacana, pois apesar dos alunos estarem esperando pela aula de informática compreenderam a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia, bem como levantaram conhecimentos prévios sobre o que seria tecnologia para eles.  Os alunos elencaram diversos objetos utilizados no cotidiano como: computador, celular, tablets, tv, rádio, mp3, ipod, net e notbook. Diante destas respostas, lancei a seguinte pergunta: Em que lugares podemos pesquisar além do computador e da internet como vocês falaram?
Aproveitei o acolhimento da sala para realizar a dinâmica de apresentação e na hora de elencar o que os alunos mais gostam de fazer o que superou as opções elencadas como em todas as salas foi o contato diário com o computador e o video game, pouquissimos alunos falaram de uma outra opção como brincar, ler ou jogar futebol. Com base nas informações, investiguei quantos acessam diariamente o computador, dando a ideia de quantos alunos possuem o equipamento em casa.
Após a conversa os convidei para irmos a sala de leitura (biblioteca) onde veríamos um video para ver como nos tornariamos detetives ou pesquisadores e conheceriamos a estrutura de um BLOG e o BLOG de nossa escola, porém conversamos sobre alguns combinados para usarmos a sala naquele momento como:
  • Não levar comida ou bebida para a sala;
  • Não ter conversas paralelas durante a apresentação dos videos;
  • Respeitar a opinião dos colegas e a sua vez de falar;
  • Não falar quando a professora estiver falando;
  • Sair de maneira organizada e em silêncio.
Utilizei o desenho para aguçar a curiosidade da sala e me surpreendi, pois os alunos gostaram bastante do mesmo, mesmo sendo para idades menores.

Com a apresentação do video disse aos alunos que eles seriam como  os personagens, ou seja, futuros detetives e cientistas em busca das soluções para os mistérios e perguntas.

http://educatecmarialice.blogspot.com/

No final das apresentações conversamos sobre a responsabilidade com a senha do BLOG, com a forma de realizar postagens, sem ofender as descobertas dos colegas e a autorização de imagem, sem ela o aluno não poderá ser exposto, mesmo que queira participar. A professora  gostou bastante do projeto e elogiou a forma de apresentação.
De imediato os alunos falaram da biblioteca, dos livros, dos jornais e revistas. Usando as respostas também coloquei experimentos, passeios, videos, documentários..., além dos diferentes lugares em que podemos realizar nossas aulas, desmestificando o laboratório de informática.