2º E


1ª aula

Profª Raquel   2º ano E

Ao entrar na sala os alunos logo perguntaram se era aula de informática e neste momento aproveitei para apresentar a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia e lançar a pergunta que desencadearia o levantamento de conhecimentos prévios. O que vocês acham que seja Tecnologia, do que se trata o assunto? Na mesma hora os alunos apresentaram suas respostas: computador, tablets, celular, net e notbook, telefone, dvd, tv, video game, lep top, relógio e ventilador.
Utilizei das respostas como disparador dos recursos que poderemos utilizar para realizar as nossas aulas e os alunos entenderam que não utilizaremos apenas o computador e o acesso a internet, mas poderemos usar variados materiais como: livros, revistas, jornais, experimentos, entrevistas, roda de conversa, entre outros.
Antes de convidá-los a assistir os videos propostos para a aula, realizei a dinâmica de apresentação, onde os alunos colocariam o nome, a idade e o que mais gostam de fazer. Para obter o registro pedi a ajuda da professora que não se mostrou muito envolvida com a aula, pois realizava relatórios sobre os alunos.
Diante das respostas finais dos alunos ficou perceptivel que o maior envolvimento dos mesmos em suas brincadeiras está relacionada com o computador e com o video game e também foi o momento de investigar quantos possuiam o acesso fácil ao recurso, o que mostrou que os alunos estão diariamente em contato com este recurso tecnológico.
Ao descer para a sala de leitura onde assistimos os videos a seguir e a apreciação de um BLOG construido por um aluno e o nosso BLOG, os alunos levantaram perguntas que serão registradas na próxima aula com a dinâmica proposta no planejamento.

http://educatecmarialice.blogspot.com/
http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/
No final da aula os alunos compreenderam que farão o papel de detetives e de pesquisadores/cientistas, para realizarem novas descobertas e novos conhecimentos.