domingo, março 11, 2012

1º E

1ª aula
Profª  Silmara    1º ano E

A professora já havia conversado com a sala quando entrei, no entanto, ela não tinha claro de como seria o projeto e nem tinha ideia de onde partir.
Os alunos já esperava que os levasse para o laboratório de informática, porém foi uma forma de entrar com a apresentação do projeto e dizer que eles seriam como detetives e cientistas. As crianças disseram que seriam como o personagem Scooby –Doo e  como o Sid, então aproveitei a conversa para fazer perguntas sobre como estes personagens conseguiam resolver suas dúvidas e seus mistérios. As crianças disseram que através de pistas, entrevistas, leituras e pesquisas na escola, caso do Sid.
Depois da conversa inicial perguntei a eles “O que vocês acham que seja tecnologia?”, todos participaram com as seguintes respostas: computador, rádio, DVD, fios elétricos, celular, telefone, lep top, notebook, vídeo game, entre outros. A partir das respostas relatei que poderíamos utilizar vários destes recursos em nossas aulas como a tv, o DVD, o computador, o data show, o rádio, a lousa digital, a máquina fotográfica, a filmadora, entre outros quando necessários e, além destes os incitei a responder que outras formas de materiais podemos utilizar para realizar as nossas descobertas além do recurso de mídia. Os alunos levantaram as seguintes respostas: indo a Biblioteca, lendo livros, comprando revistas e jornais, utilizei das respostas para colocar brincadeiras, experimentos, músicas, teatros, dramatizações e todos aqueles que puderem contribuir para que consigamos aprender.
Após esta extensa conversa realizei a dinâmica de apresentação onde as crianças teriam que falar o nome e o que mais gostam de fazer, as respostas foram diversas, mas o que mais me chamou a atenção é que a maioria diz gostar de mexer no computador, foi também o momento de verificar quem possuía computadores, net ou notbook em casa. Ficou perceptível que a maioria das crianças possuem o recurso em casa e que muitos participam de Orkut, Facebook ou outro site de relacionamentos, além do uso exclusivo para jogar.
Com o término das apresentações nos dirigimos a sala de leitura para assistir a um vídeo para aguçar ainda mais a curiosidade e o espirito de investigação e pesquisa. Os vídeos assistidos foram os da Quica: De onde vem? e o Sid o cientista, além de apresentar oBLOG da escola e um modelo de BLOG.

1º E

1ª aula
Profª  Silmara    1º ano E

A professora já havia conversado com a sala quando entrei, no entanto, ela não tinha claro de como seria o projeto e nem tinha ideia de onde partir.
Os alunos já esperava que os levasse para o laboratório de informática, porém foi uma forma de entrar com a apresentação do projeto e dizer que eles seriam como detetives e cientistas. As crianças disseram que seriam como o personagem Scooby –Doo e  como o Sid, então aproveitei a conversa para fazer perguntas sobre como estes personagens conseguiam resolver suas dúvidas e seus mistérios. As crianças disseram que através de pistas, entrevistas, leituras e pesquisas na escola, caso do Sid.
Depois da conversa inicial perguntei a eles “O que vocês acham que seja tecnologia?”, todos participaram com as seguintes respostas: computador, rádio, DVD, fios elétricos, celular, telefone, lep top, notebook, vídeo game, entre outros. A partir das respostas relatei que poderíamos utilizar vários destes recursos em nossas aulas como a tv, o DVD, o computador, o data show, o rádio, a lousa digital, a máquina fotográfica, a filmadora, entre outros quando necessários e, além destes os incitei a responder que outras formas de materiais podemos utilizar para realizar as nossas descobertas além do recurso de mídia. Os alunos levantaram as seguintes respostas: indo a Biblioteca, lendo livros, comprando revistas e jornais, utilizei das respostas para colocar brincadeiras, experimentos, músicas, teatros, dramatizações e todos aqueles que puderem contribuir para que consigamos aprender.
Após esta extensa conversa realizei a dinâmica de apresentação onde as crianças teriam que falar o nome e o que mais gostam de fazer, as respostas foram diversas, mas o que mais me chamou a atenção é que a maioria diz gostar de mexer no computador, foi também o momento de verificar quem possuía computadores, net ou notbook em casa. Ficou perceptível que a maioria das crianças possuem o recurso em casa e que muitos participam de Orkut, Facebook ou outro site de relacionamentos, além do uso exclusivo para jogar.
Com o término das apresentações nos dirigimos a sala de leitura para assistir a um vídeo para aguçar ainda mais a curiosidade e o espirito de investigação e pesquisa. Os vídeos assistidos foram os da Quica: De onde vem? e o Sid o cientista, além de apresentar oBLOG da escola e um modelo de BLOG.

Diário de Bordo Profª Rose: 1º D

Diário de Bordo Profª Rose: 1º D:


SÁBADO, MARÇO 10, 2012

1º ano D Prof ª Simone

1ª aula

Profª Simone  1º ano D

Ao entrar na sala a turma já esperava pela professora de informática e quando eu disse que não iriamos ao laboratório de informática naquele momento, somente quando fosse necessário, os alunos já mostraram decepção. Aproveitei o momento e de maneira lúdica disse que as nossas aulas a partir de agora seria de uma forma diferente, pois nós é que iriamos constui-la como Pequenos Detetives (nesse momento perguntei qual era a atitude de um detetive) e como Cientistas, assim como o Sid, um desenho conhecido por muitos alunos e que passa na TV Cultura. Os alunos ao perceberem a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia ficaram entusiasmados e logo já queriam falar sobre o que pesquisar.
Aproveitando o momento perguntei aos alunos o que eles achavam que era Tecnologia e as respostas foram semelhantes as que foram apresentadas por outras turmas como:
  • celular
  • TV
  • rádio
  • netbook
  • computador
  • video game
  • carrinho de controle remoto
  • telefone
  •  DVD
  • ventilador
Utilizando as respostas dos alunos perguntei quantos possuiam computador e quantos tinham acesso as redes sociais, a resposta foi surpreendente, pois muitos alunos possuem o recurso bem como o utilizam diariamente.
Depois do levantamento dos conhecimentos prévios, realizei a dinâmica de conhecimento dos alunos, tanto para o professor quanto para os próprios alunos que tiveram a oportunidade de saber o que os amigos gostam de fazer. Feito a dinâmica convidei a turma para irmos a sala de leitura assistirmos dois videos curtos que aguçarão ainda mais a vontade dos alunos em participar das aulas e também a apreciação de um BLOG pronto e do BLOG da escola.
http://educatecmarialice.blogspot.com/
http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/
 A professora gostou da proposta, mas ainda não tem ideia de como colocá-lo em prática, mas coloquei me a disposição para ajudá-la e disse que tudo é muito novo e estamos em um processo de construção.

2º ano D Profª Izabel

1ª aula

Profº Izabel    2º ano D

Ao entrar na sala a professora nem sabia que era o dia da aula, então pedi licença e me apresentei aos alunos e depois fiz a apresentação da nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia, que antes eles conheciam como aulas de informática, mas que agora tem novos objetivos e metodologia. De maneira lúdica disse que seriam futuros detetives e cientistas como o Sid um personagem que conhecem bastante e que não utilizaríamos apenas o computador para achar as nossas pistas ou respostas, mas o mais variados recursos possíveis como: livros, revistas, jornais, experimentos, entrevistas, vídeos, músicas, brincadeiras, entre outros.
Enquanto fazia a explanação, a professora riscava letras para um jogo ou atividade, não demonstrando muito entusiasmo  com a aula. A mesma só parou quando pedi que anotasse as respostas dadas pelos alunos durante a realização da dinâmica de apresentação em que as crianças além do nome e da idade tinham que falar o que mais gostam de fazer.
Esta sala me surpreendeu com as respostas,  pois muitos alunos tocam instrumentos musicais como: piano, guitarra, saxofone, violão, flauta, violino e bateria.
Depois da dinâmica nos dirigimos a sala de leitura para assistirmos aos vídeos propostos para a aula e o exemplo de BLOG, além do BLOG da escola, construído para os trabalhos de pesquisa dos alunos.
Antes de descer retomamos alguns combinados:
  • Sair de maneira organizada e em silêncio
  • Não levar comida ou bebida para a sala de leitura
  • Evitar conversas paralelas durante a apresentação dos vídeos e dos BLOGs
  • Não conversar durante a fala da professora
A professora tirou algumas fotos para entender o projeto, pois ainda se sentia perdida e não estava sabendo como aliar as perguntas futuras dos alunos com planejamento.
Após os videos conversamos sobre a curiosidade dos personagens e de que forma eles conseguiram saná-las, os alunos compreenderam que não fazemos nada sozinhos que precisamos do outro e de vários recursos para realizar uma pesquisa.
Para encerrar nossa aula falei sobre a autorização de imagem e da responsabilidade com as postagens e comentários que fazemos em um BLOG.

http://educatecmarialice.blogspot.com/


 Para encerrar nossa aula