1ª aula
Profª Renata 2º ano F
Os alunos desta sala já me conhecem bem, pois além de usar a mesma sala no período da manhã sou amiga da professora, tendo contato diário com ela e com os colegas. No entanto, não conhecia os alunos por nomes, realizando com os mesmos a dinâmica de apresentação proposta no planejamento. A dinâmica foi muito bacana, pois todos se envolveram e .
Antes de realizar a dinâmica apresentei o projeto e sua nova estrutura, falando de maneira lúdica que eles fariam os papéis de detetives e de cientistas. Na mesma hora um aluno disse que seriam como o Scooby-Doo e outro como o Sid, confirmei tais constatações e lancei a seguinte pergunta? "O que vocês entendem por Tecnologia, ou seja, o que vocês acham que seja Tecnologia?" Os alunos deram as mais diversas respostas de acordo com a experiência de cada um, relacionadas a seguir:
- televisão
- rádio
- telefone
- internet
- livros
- jornais
- celular
- video game
- notebook
- revistas
Esta pergunta serviu para saber também se os alunos tinham contato diário com o computador e os sites sociais, o que se confirmou com a maioria da sala, mesmo os que não possuem computador em casa, utilizam de familiares, além desta informação foi possível levantar junto aos alunos outras formas de pesquisar além da internet e do computador, utilizando as próprias respostas dos alunos citados acima.
Após esta primeira parte da aula, fomos a sala de leitura para assistirmos a dois videos e apreciar um BLOG pronto e conhecer o BLOG de nossa escola citados a seguir:
http://educatecmarialice.blogspot.com/
http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/
Ao termino das apresentações foram levantadas as perguntas com os alunos e sairam curiosidades incriveis:
- Como os marimbondos conseguem fazer o ninho?
- Como os jacarés conseguem dormir?
- De onde vem a energia?
- Como o avião voa, sendo tão grande?
- Por que o semáforo desliga?
- Por que as vespas paralisam as aranhas?
- Por que a gente não pode ver o Papai Noel?
- Por que a borracha consegue apagar o lápis e não a caneta?
- Por que os carrinhos de brinquedos não conseguem andar sozinhos?
- Por que os brinquedos eletrônicos acabam as pilhas?
- Por que as boncecas falam?
- Por que a bola de borracha pula bastante e as de couro não?
- Por que os dados tem aquelas bolinhas?
- Por que os dinossauros de brinquedo não podem andar?
- Por que as pipas voam?
- ....
A aula foi muito bacana e os alunos entenderam a proposta de trabalho, agora cabe aliar esta curiosidade ao planejamento das aulas.