4º F


1ª aula

Profª Solange   4º ano F

Para iniciar a aula perguntei se os alunos sabiam qual era a aula que eu estaria dando para eles e como já esperava pela resposta logo disse que não seria de informática o que deixou os alunos bastante curiosos e decepcionados, mas aproveitei para explanar a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia. Após minha fala inicial, perguntei o que vinha a mente deles quando se falava em Tecnologia, as respostas foram as mais diversas como: Se relaciona a computador, televisão, rádio, internet, video game, net e notebook, celular, tablets ..., aproveitei do momento para investigar quantos alunos possuiam computador ou similares em casa e quantos tinham acesso a redes sociais e descobri que a maioria dos alunos possuem o recurso.
Nesta sala a dinâmica de apresentação também teve que ser repensada, pois já conheço a maioria dos alunos, pois faziamos rodizio nas salas dos 3º anos em 2011, utilizei a dinâmica para conhecer o que eles mais gostavam de fazer e as respostas foram as já esperadas, ou seja, a maioria gosta de brincar no computador ou acessar a redes sociais.
A turma é muito agitada e por isso foi necessário fazer alguns combinados momentaneos antes de vermos os videos propostos para a aula como:
  • Sair de maneira organizada e em silencio para não atrapalhar a aula das outras salas;
  • Não ficar conversando durante o video e expor suas opiniões no final do mesmo;
  • Não comer, nem beber na sala em que estaremos;
  • Enquanto o professor estiver falando não conversar junto com o professor;
  • Esperar o colega falar para depois expor sua opinião;
  • Respeitar as colocações dos colegas.
Assistimos a dois videos e vimos um exemplo de BLOG e o BLOG da escola:


http://educatecmarialice.blogspot.com/

Após assistirmos os videos e vermos os BLOGs disse aos alunos que eles seriam como detetives atrás de pistas para resolver seus mistérios ou como pesquisadores que levantam vários materiais tanto de livros, jornais, revistas, quanto da internet, de experimentos, de entrevistas e de tudo o que for necessário para chegar as respostas esperadas.
No final da aula entreguei a professora pequenos papéis, onde os alunos deverão escrever suas curiosidades para que na próxima aula possamos elencá-las.