5º D


1ª aula

Profª Eni 5º ano D

Assim como as outras turmas a sala estava esperando a professora de informática e no primeiro momento ficaram bem decepcionados em saber que não seria esta professora, mas ficaram entusiasmados ao conhecer a nova proposta das aulas de Educação e Tecnologia.
Para iniciar a aula apresentei a nova proposta de trabalho e logo perguntei o que eles sabiam sobre tecnologia ou que lhes vinha a mente quando se fala sobre este assunto. As respostas foram exatamente uma sintese do que falou as outras turmas, ou seja, que se refere a computador, tv e eletrônicos.
Afim de conhecer melhor a sala e dos próprios alunos se conhecerem propus a dinâmica da caixa, onde os alunos deveriam colocar o nome e o que gostam de fazer e a maior resposta foi a já esperada utilizar o computador e acessar os sites sociais e a internet, além dos jogos eletrônicos.
Após a dinâmica convidei os alunos a se dirigem a sala de leitura para assistir um video que tem a pretensão de aguçar a curiosidade dos alunos, bem como um exemplo de BLOG e a apreciação do BLOG da escola.
http://educatecmarialice.blogspot.com/

 Utilizei o exemplo do BLOG para falar sobre a autorização do direito de imagem, bem como os comentários que deveriam ser feitos nos trabalhos postados (sem ofensas, sem críticas destrutivas), pois poderia por tudo a perder caso os pais visitem o BLOG, também comentei sobre o cuidado ao utilizar a senha, pois ela é a chave de acesso e por isso deve ser utilizada com responsabilidade.
Após vermos os videos alguns alunos já expuseram que pesquisas queriam fazer, porém outros nem tinham imaginado ainda o que queriam pesquisar, pois precisavam de tempo para pensar. Um aluno relatou que na próxima aula traria uma pesquisa sobre o "Açucar mascavo", fiquei bastante feliz, pois percebi que eles estavam entusiasmados e envolvidos com a proposta.
 A professora porém, estava muito apreensiva, pois não tinha ideia de como aliar pesquisa e conteúdo programático juntos e pediu ajuda, pois não sabe nem como começar e não entende nada de computador e BLOG. A tranquilizei momentaneamente, falando que iremos construir juntos e que estamos apenas no inicio de uma construção.