1º E


1ª aula
Profª  Silmara    1º ano E

A professora já havia conversado com a sala quando entrei, no entanto, ela não tinha claro de como seria o projeto e nem tinha ideia de onde partir.
Os alunos já esperava que os levasse para o laboratório de informática, porém foi uma forma de entrar com a apresentação do projeto e dizer que eles seriam como detetives e cientistas. As crianças disseram que seriam como o personagem Scooby –Doo e  como o Sid, então aproveitei a conversa para fazer perguntas sobre como estes personagens conseguiam resolver suas dúvidas e seus mistérios. As crianças disseram que através de pistas, entrevistas, leituras e pesquisas na escola, caso do Sid.
Depois da conversa inicial perguntei a eles “O que vocês acham que seja tecnologia?”, todos participaram com as seguintes respostas: computador, rádio, DVD, fios elétricos, celular, telefone, lep top, notebook, vídeo game, entre outros. A partir das respostas relatei que poderíamos utilizar vários destes recursos em nossas aulas como a tv, o DVD, o computador, o data show, o rádio, a lousa digital, a máquina fotográfica, a filmadora, entre outros quando necessários e, além destes os incitei a responder que outras formas de materiais podemos utilizar para realizar as nossas descobertas além do recurso de mídia. Os alunos levantaram as seguintes respostas: indo a Biblioteca, lendo livros, comprando revistas e jornais, utilizei das respostas para colocar brincadeiras, experimentos, músicas, teatros, dramatizações e todos aqueles que puderem contribuir para que consigamos aprender.
Após esta extensa conversa realizei a dinâmica de apresentação onde as crianças teriam que falar o nome e o que mais gostam de fazer, as respostas foram diversas, mas o que mais me chamou a atenção é que a maioria diz gostar de mexer no computador, foi também o momento de verificar quem possuía computadores, net ou notbook em casa. Ficou perceptível que a maioria das crianças possuem o recurso em casa e que muitos participam de Orkut, Facebook ou outro site de relacionamentos, além do uso exclusivo para jogar.
Com o término das apresentações nos dirigimos a sala de leitura para assistir a um vídeo para aguçar ainda mais a curiosidade e o espirito de investigação e pesquisa. Os vídeos assistidos foram os da Quica: De onde vem? e o Sid o cientista, além de apresentar oBLOG da escola e um modelo de BLOG.